Correia dentada

Dica Drº Car: Correia dentada 📋

Você sabe qual é a importância dessa peça que compõe o motor do seu carro?🤷🏻‍♂️
Sabe o prejuízo que ela pode te causar? 💸💸
Se você é leigo nesse assunto, vale a pena ler esse texto.

O que é Correia Dentada?🤔
Ela também é conhecida como correia sincronizadora por coordenar os movimentos do comando de válvulas com o virabrequim. Além disso, faz com que os pistões e as válvulas trabalhem em “sincronia” com os cilindros. Apesar de parecer simples, o trabalho dela é fundamental e a falta de manutenção por desconhecimento ou esquecimento, tem causado surpresas desagradáveis e prejuízo no bolso de muita gente. Para evitar transtornos, é indispensável a revisão com seu mecânico de confiança. 🛠🔩⚙🔨🔧

🛑 Um Perigo SILENCIOSO. 😳
A correia dentada é uma peça de difícil acesso e por isso, para fazer sua troca é necessário que se desmonte uma parte do motor. O segredo é saber o momento ideal da troca, fazendo assim a revisão dentro da quilometragem recomendada de acordo com o manual ou pelo tempo de uso.
Na grande maioria dos veículos, a recomendação é substituir a cada 50 mil quilômetros ou a cada três anos, o que vier primeiro. (há correias que são fabricadas para rodar 30.000, nesse caso há um aviso na embalagem do produto).
Se o veículo transitar por vias de muita poeira ou lama, ou pior ainda, se ocorrer vazamento de óleo sob a peça, vai ocasionar um desgaste bem mais acelerado. Neste caso, recomenda-se analisar com mais frequência.
Agora o ponto alto de nossa dica: essa peça não dá sinais de quando está em vias de se romper, por isso costuma surpreender e estragar o passeio ou causar transtornos diários. Por isso, faça a manutenção preventiva. 🚖🔧⚒⚙🔩🚘

Mas o que acontece exatamente quando a correia dentada se rompe? 🤪
No caso do rompimento da correia dentada, o motor vai parar na hora ou alguns metros depois, e algumas peças como as válvulas, bielas, e pistões podem ser danificadas. O que vai gerar um alto custo e aproximadamente uma semana com o veículo na oficina. A título de exemplo, em um carro popular com motor de 8v, esse conserto pode chegar ao valor de R$ 3.000,00, sendo que a troca preventiva de correia e tensor custa em média R$ 250,00.
O que mais é bom saber? 🕵🏻‍♂️
Algumas simples atitudes também ajudam a prevenir danos na correia dentada.
❌ Evitar dar trancos no motor quando o carro não pega; (famoso fazer pegar no tranco).
❌ Evite reduzir a marcha drasticamente ou na hora errada;
❌ Não saia “cantando” pneu.
❌ Na compra de um carro usado, leve ao mecânico para avaliar as condições dessa peça.

Finalizando…

Você precisa saber se o motor do seu carro tem correia ou corrente. A diferença entre as duas é que a correia é feita de borracha e a corrente é de metal. Para descobrir consulte seu mecânico, pode ser necessário remover a capa de plástico que envolve e protege a peça.
A corrente é claro, acaba sendo mais resistente e requer outros parâmetros para avaliação e troca, e sua manutenção é também mais cara. Geralmente a “corrente de comando”, contrário da correia dentada vai apresentar um barulho, “avisando” que está na hora de ir para a oficina. Mais detalhes sobre “corrente de comando”, fique ligado aqui da página DR CAR 😉

Dica: Dr Car Centro Automotivo – Mecânica e Elétrica.

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