Direção Hidráulica: Dicas de manutenção

Manutenção da Direção Hidráulica

Quantas vezes você já verificou o reservatório do sistema de direção hidráulica? Muitos desconhecem isto e talvez nem saibam que existe um componente rotativo que faz a gerência deste óleo no sistema e que é muito sensível à falta de óleo. Para comprovar, em ponto morto, esterce o volante de seu carro e confira no conta-giros que haverá uma ligeira queda no ponteiro.
Quantas vezes você já verificou o reservatório do sistema de direção hidráulica? Muitos desconhecem isto e talvez nem saibam que existe um componente rotativo que faz a gerência deste óleo no sistema e que é muito sensível à falta de óleo. Para comprovar, em ponto morto, esterce o volante de seu carro e confira no conta-giros que haverá uma ligeira queda no ponteiro. Para entendermos que a manutenção é extremamente necessária, é preciso entender que há nesse sistema.

Mangueiras que fazem o transporte do óleo para a caixa de direção e de volta ao reservatório

Braçadeiras de ferro que selam o sistema;

Conexões metálicas, já que é um sistema de alta pressão;

Orrings: são pequenos anéis de borracha que evitam vazamentos;

Partes metálicas móveis – como o pistão que movimenta a cremalheira;

Cilindro que recebe a pressão do óleo;

bomba rotativa, submetida ao motor, que necessita estar constantemente lubrificada, o coração da direção hidráulica.

Quando há vazamento de óleo na caixa de direção, esse lubrificante pode danificar partes que necessitam de intensa lubrificação, como mangotes e conexões metálicas. Partes da suspensão que estão próximas à caixa e que recebem este vazamento diretamente, também sofrem incrivelmente.

Mas o pior que pode acontecer é uma falta de lubrificação na bomba rotativa, o que causará um barulho incômodo que irá, com o tempo, danificar a direção hidráulica, a enrijecendo. E o mecanismo pode travar causando a parada de todo o sistema, deixando o carro quase impossível de ser controlado. Portanto, ao acordar em um sábado pela manhã, no momento de verificar óleo do motor, a água do radiador, ou mesmo antes de lavá-lo, dê uma atenção aos outros sistemas que levam lubrificante como freios e direção hidráulica.

Outro fator determinante referente a direção Hidráulica é que quando você estressa o volante até o final do curso com o veículo com motor ligado. Esse procedimento você só pode realizar em um período de até 6 segundos passando disso você enforcara o curso da Direção e ocasinara posteriormente um vazamento nos Orígenes e retentores por nunca ultrapasse esses seis segundos de operação, para não ter um custo elevado na manutenção correto.
Conforme orienta o Centro Automotivo Dr°Car.
Faça seu agendamento pelo Whatsapp 047-99631-6041

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *